ATENDIMENTOS CLÍNICOS

Todas as especialidades de terapia, role para baixo para saber mais.

Seções individuais

Inicialmente, fazemos uma análise de demanda e correlações contextuais e transgeracionais dos problemas e sintomas. Entre uma sessão e outra, você recebe algumas tarefas e reflexões terapêuticas que complementam o atendimento. Analisamos seu genograma e com a análise da sua história familiar eu te ajudo a compreender quem precisou ser para sobreviver. Seguimos o processo geralmente com sessões quinzenais de 50 minutos cada.

Dependendo da demanda trazida, podemos alternar o processo de psicoterapia com alguns recursos terapêuticos, dentre eles:

  • Aromaterapia e Escalda pés,

  • Barras de Acces,

  • Induções Terapêuticas e Hipnoterapia

  • Relaxamento profundo.

Terapia de Casal

Diferentemente das sessões individuais, o processo terapêutico de casal é mais direcionado e tem um tempo limitado. Na primeira sessão, conversamos sobre o que motivou a procura de uma psicoterapia de casal e as expectativas em relação ao processo.

Seguimos quinzenalmente ou mensalmente com os encontros e fazemos de 4 a 12 sessões. Durante o processo são utilizados alguns recursos, como tarefas terapêuticas, filmes e leituras.

O principal objetivo é que o casal compreenda o que está por trás de seus conflitos e problemas, identifique o "por quê" de suas brigas e avaliem o que estão disposto a mudar/resolver/evoluir.

Após 12 sessões, fazemos um balanço e avaliação do processo e conversamos sobre a finalização ou a necessidade de continuarmos com mais encontros.

Metodologia :

  • Primeira sessão de avaliação para definir problemas, expectativas e objetivos.

  • Sessões quinzenais ou mensais (de 4 a 12 no total).

  • Plano de trabalho que pode incluir leituras, filmes e tarefas terapêuticas.

  • Formato: todo o processo, desde a primeira sessão, será realizado com o casal. Ao final do processo, avalio a necessidade de encaminhamento pra sessões individuais.

Orientação Parental Sistêmica
Inicialmente, recebo os pais/cuidadores para uma sessão na qual ouço a demanda e procuro compreender o que motivou a busca por orientação.

Pensamos juntos algumas hipóteses sobre a origem dos problemas listados e ofereço algumas sugestões de ajustes de rotina, formas de comunicação, ações e condutas que podem ajudar.

Após essa sessão, envio textos, indicação de filmes ou orientações e tarefas terapêuticas, caso seja necessário, como complementação do encontro.

Se for necessário dar continuidade ao processo:

Quando a orientação pontual não se mostrar suficiente, damos início a um processo mais amplo. Isso geralmente acontece quando a questão trazida se mostra mais complexa, com raízes mais profundas nas questões sistêmicas e padrão de parentalidade.

Após verificada a necessidade, fechamos mais encontros para trabalharmos os principais temas que apareceram. Geralmente ente 4 a 12 encontros.

As sessões quinzenais ou mensais.

Avalio também a necessidade de sessões com a escola ou outros adultos do convívio da criança.

Sessão Infantil com Orientação Familiar

Na primeira, recebo os pais/cuidadores para avaliação da demanda e reflexões sobre as possíveis origens dos problemas. Essa é uma sessão fundamental para a construção de caminhos de intervenção.

Após essa sessão, avalio a necessidade do atendimento individual da criança.

Na maioria dos casos, a orientação parental se mostra suficiente e mais eficaz. Porém, em casos onde percebo a necessidade de uma psicoterapia com a criança, realizo 2 ou 4 sessões e depois dou um retorno, informando sobre a necessidade de continuarmos o processo ou se o recomendado seriam outras modalidades de tratamento.

Metodologia :

  • Sessão inicial com os pais/cuidadores para avaliação da demanda.

  • Orientação parental como primeira abordagem.

  • Caso necessário, de 2 a 4 sessões individuais com a criança.

  • Avaliação e retorno para os pais sobre a continuidade do processo.

Sessões com Adolescentes

O atendimento a adolescentes é personalizado de acordo com a idade e demanda. Para menores de 18 anos, é necessária a autorização dos responsáveis legais, que serão inseridos no processo conforme a necessidade. O objetivo é criar um espaço de acolhimento e diálogo, onde o adolescente possa lidar com suas questões de forma segura, respeitando sua privacidade e a dinâmica familiar. (saiba mais)

Metodologia :

  • Sessões ajustadas à idade do adolescente.

  • Autorização dos pais para adolescentes menores de 18 anos.

  • Inserção dos pais/responsáveis nas sessões conforme a demanda.

Terapia Familiar

O objetivo da terapia familiar sistêmica é criar um ambiente seguro para que todos possam se expressar e falar abertamente sobre os problemas que afetam a dinâmica familiar. Durante as sessões, são trabalhados temas como comunicação assertiva, conflitos de poder e padrões comportamentais que afetam a saúde do sistema.

Essa terapia é indicada para qualquer conflito que afete a estabilidade emocional da família, e as sessões são estruturadas para gerar uma reflexão profunda, sempre buscando soluções construtivas.

Metodologia :

  • Atendimento conjunto ou em subgrupos familiares.

  • Exploração de temas centrais, como comunicação e resolução de conflitos.

  • Sessões voltadas para a busca de soluções construtivas.

Endereço:

Rua Cristiano Moreira Sales, n150
Sala 802 - Buritis/Belo Horizonte

Contato:

WhatsApp: +55 31 99919-5564

Quer receber novidades, cadastre o seu melhor email